Nascido na Índia há mais de sete mil anos, o Ayurveda nos abre para uma uma jornada de imensa consciência; uma jornada repleta de saúde, de equilíbrio, de estar bem e confortável com nosso corpo e nossa mente.
O Ayurveda é a Ciência da Vida, que com sua visão holística promove a manutenção, bem como a restauração, da original natureza do ser. Considerando saúde e doença como sintomas de equilíbrio e desequilíbrio, respectivamente, o Ayurveda cuida através de suas orientações e terapias, dos possíveis desvios nessa natureza essencial de cada indivíduo, de forma a respeitar e enfatizar a beleza que existe na unicidade. O Ayurveda acredita que o corpo humano, assim como todo o universo material, seja ele mais ou menos denso, está constituído pela combinação dos cinco elementos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Dessa forma, sob o olhar ayurvédico, os seres e o universo ao seu redor são uma combinação da união desses elementos, combinação essa que aparece de maneira única em cada ser. Da junção desses elementos, tem-se o que é denominado doshas, que são eles: Vata, Pitta e Kapha. Ou seja, da combinação de Éter e Ar origina-se Vata, da junção de Fogo e Água tem-se Pitta e, da integração da Água com a Terra, nasce Kapha.
O Ayurveda nos vê como seres únicos e traz para nós os cuidados adequados para a nossa constituição e para o nosso estilo de vida. Ele nos ajuda a ver melhor quem somos e nos auxilia a saber o que nos faz bem. Através de nossa interação com o Ayurveda, nós aprendemos quais são as práticas diárias que nos mantém com mais energia, quais os alimentos que mais nos fazem bem, aprendemos como fortalecer o nosso sistema imunológico, equilibrar a nossa digestão, manter o nosso corpo livre de toxinas e a ter uma mente que possui muito mais clareza.
O Ayurveda tem muito a nos oferecer, a nos ensinar. A cada dia, eu me encanto mais e mais com todas as suas possibilidades e com o alcance da sua sabedoria.